sábado, 21 de agosto de 2010

Paraísos sensoriais


O que anda fazendo a festa dos sentidos no cardápio da Padaria:

- Exposição "Anita Malfatti - 120 anos de nascimento", no Centro Cultural Banco do Brasil. Delícia passar uma tarde de sábado no lindo CCBB.

- Exposições: "Flieg: fotógrafo" (interessante mostra sobre a indústria no Brasil, sobretudo na década de 50, e + arquitetura e design). E "Fred Sandback: o espaço nas entrelinhas" (sei lá, mil coisas...). Sempre de outro mundo a atmosfera de introspecção abençoada pela natureza do Instituto Moreira Salles.


E na sequência...O restaurante "Espírito Santa", em Santa Teresa. "Trouxinhas de axé" (pacotinhos de vatapá de camarão, assado na folha) e caranguejo envolvido em uma finíssima massa de arroz.



Na sequência, bobó de frutos do mar com acaçá e filé de namorado grelhado com crostas de castanhas sobre broto de palmito de pupunha.No caminho de ida e volta, a paisagem incansavelmente deslumbrante da Baía de Guanabara. E tudo isso, na mais fina companhia.




- No cinema, "Uma noite em 67" (de Renato Terra e Ricardo Calil, no Estação Ipanema), sobre o final do Festival da TV Record. Uma viagem: Roberto, lindo, com "Maria, carnaval e cinzas", e Chico, emocionante, em "Roda viva".

- No rômitíatra, "Estômago", filme de Marcos Jorge (Ah, a potência mágica da comida...). E "Café dos maestros" (direção de Miguel Kohan), concerto com mestres do tango argentino gravado no Teatro Colón, em Buenos Aires. Muy bello!
 
- "O mundo pós-aniversário" é o que ando lendo (e adorando), depois de passar pelo atordoante "Precisamos falar sobre o Kevin", da mesma autora, Lionel Shriver. O tema é apaixonante: escolhas - as que fazemos e as que, por eliminação, descartamos (estas, com seus decorrentes e improdutivos `Mas, e se tivesse sido outra a opção`...)
 
- Entrevista do pianista e maestro João Carlos Martins para Marília Gabriela, no GNT (8/8). Emocionante depoimento de uma vida de reinvenções. Disse ele: "Passamos a vida correndo atrás dos nossos sonhos. Até que um dia, os sonhos nos perseguem" (http://gnt.globo.com/Marilia-Gabriela-Entrevista/index.shtml).

- O vídeo "Mercearia Paraopeba - Um armazém das antigas" (http://www.youtube.com/watch?v=aUiWgtIGJwU). Delicado, sensível, tocante. De chorar de tão bonito. E de acreditar que o ser humano é viável.


- Este trecho de um poema de Marcelo Pires:

Amor não faz de conta
Amor, não é ator, não é atriz.
E se agora nós dois
fazemos, refazemos, não foi por (nos) querermos
O amor foi que nos quis.


E a vida, o que é, doutoras e doutores? Surpreendente...Fascinante! Celebremos com duas músicas lindas, lindas do novo CD de Antonio Villeroy e que tocam aqui sem parar:


"Recomeço", com ele e Maria Gadu, e "Um e dois". Ambas podem ser ouvidas em:


5 comentários:

  1. Adoro a jeito desta "Padaria". Quando chego por aqui, tudo clareia. Ô sorte! Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Toda essa intensa programação parece mesmo interessantíssima e digna de bis. Que tal refazer tudo isso, só que desta vez do meu lado?
    Alex

    ResponderExcluir
  3. Agenda de tirar o fôlego e abrir o apetite, do estômago e da alma...delícia tudo!

    As fotos ficaram lindas!
    Tu tá que tá em?

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Monica,querida, tal padaria e confeitaria, já que tem em sua proprietária uma maravilhosa e brilhante mercadora de sonhos e "sonhos"(poderia, não?), conta desde já com esse velho poeta como mosca de balcão(díptero humano rimador). Adorei !!!! Beijos, Feital

    ResponderExcluir
  5. Sinelli,

    Adorei a foto da orquídea ! Acredita que a daqui de casa, graças aos cuidados da Lili, desabrocharam em 3 flores lindíssimas ?

    É...acreditar que o ser humano é viável é sempre bom, embora difícil....

    beijos

    Lenzi

    ResponderExcluir

Comentário