terça-feira, 3 de agosto de 2010

A boneca


Escrevo sob o impacto do artigo "A boneca inflável de cada um - Será que precisamos destruir tudo o que é diferente?", da jornalista Eliane Brum, na revista Época.

O texto parte do filme "Lars and the real girl" (dirigido por Craig Gillespie), que aqui recebeu a tradução de (ui) "A garota ideal".

A percepção estupenda de Eliane dispensa palavras adicionais (o "ideal" e "real" é lê-lo na íntegra em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI159556-15230,00-A+BONECA+INFLAVEL+DE+CADA+UM.html).


O artigo é uma reflexão linda sobre o quanto os "diferentes" (como se cada um de nós não o fôssemos, naturalmente) nos causam incômodo, desconforto, repulsa. Ou seja, sobre nossa incrível incapacidade de lidar com a essência e as particularidades do outro, com o que nos escapa e, portanto, nos confunde, choca, estarrece. O que é o mesmo que não saber lidar com a nossa própria essência, de que tanto buscamos fugir, ignorar, abafar. E que tanto evitamos, em profundidade, conhecer. Por faltar coragem - que palavra essa.



Quanto ao filme, é uma metáfora bem interessante. Seu final é que, no meu olhar, desconstrói a força do sugerido ao longo de toda a narrativa. Algo como um "wellcome back to reality", quase que numa contradição em termos de sua própria proposição. Pas grave.

Deixo, de novo, essa canção tão bonita, já postada antes: "O Mundo", de André Abujamra, com Ney Matogrosso e Pedro Luís e a Parede, falando das tais (às vezes nem tanto) sutis diferenças.

As fotos viajantes seriam de quem mais? Roberta Lenzi!



3 comentários:

  1. Ei Sinelli !!!
    Esse artigo é maravilhoso. A diferença faz graça na vida !!!
    Viva a diferença com pitadas de loucuras !!!

    beijão

    ResponderExcluir
  2. li esse artigo ontem e hj me surpreendo com seu comentário.. vou ver o filme já!

    ¡Viva la diferencia!

    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Bravíssimo, Mônica. Vc está me saindo uma boa colecionadora de textos nesse vasto, surpreendente e insustentável mundo da web.

    ResponderExcluir

Comentário