terça-feira, 27 de outubro de 2009

Flores! Flores!




Num dia triste de chuva
Foi minha irmã quem me chamou pra ver
Era um caminhão, era um caminhão
Carregado de botão de rosas
Eu fiquei maluca
Por flor tenho loucura, eu fiquei maluca
Saí
Quando voltei molhada
Com mais de dúzias de botão
Botei botão na sala, na mesa, na TV, no sofá
Na cama, no quarto, no chão, na penteadeira
Na cozinha, na geladeira, na varanda
E na janela era grande o barulho da chuva
Eu fiquei maluca

(linda música de Luis Capucho, na voz de Cássia Eller)


Que toda mulher gosta de rosas, a canção está aí mesmo a nos lembrar. É o segundo melhor presente que adoramos ganhar. Em primeiríssimo lugar, absoluto, estão os diamantes, claro, que ninguém é de carvão.

Sou alucinada por flores – quando recebo, é momento que me deixa, realmente, nervosa. E feliz, como com nenhum outro presente (já tenho tantos solitários, à maneira de Hebe Camargo, que uns vão fazendo companhia aos outros, se distraem entre si, e me liberam para me emocionar com mais orquídeas, colombianas, copos de leite...).

E não acredito que alguém nesse mundo, com sensibilidade grau 0,1, possa ter algo contra essa explosão de cores que a natureza tão prodigamente nos oferece.

Destarte, não consigo entender porque elas se encontram, invariavelmente, fora de todo e qualquer projeto de paisagismo urbano. Não estão nos parques, nas praças, nas entradas dos edifícios...

Se colocarmos alguém vendado na frente de um dos luxuosos prédios da Delfim Moreira e pedirmos que abra os olhos, certamente afirmará estar em uma região semi-árida. Abundam vegetações agrestes, até cactus (com todo o respeito a eles) despontam imponentes dos canteiros, onde estou sempre à cata de alguma delicadeza, uns tons de violeta, amarelo.

Gente, vasinhos nas janelas deixam lindos os prédios mais velhinhos, mais feinhos. Isso é tão comum lá fora...

Um ambiente, uma sala, com uma flor que seja, irradia e inspira vida, criação, renovação. Adoça a alma. Numa mesa para um jantar bacana, cheio de afeto, não é só comida e vinho que se harmonizam. Uma florzinha é o detalhe que muda tudo.

Vós, que sois síndicos, presidentes de associações de moradores e/ou tendes amigos na imprensa, valei-nos: clamemos por mais flores em nossos dias.

12 comentários:

  1. Que delicadeza. Qualquer dia desses, levarei em minhas pedaladas no calçadão, algumas flores, na esperança de te encontrar.
    bjs, minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. OI Monica,passei por aqui vindo da "esquina do desacato",ja votei na enquete.Sobre as flores tb as amo;tenho sempre em casa ,nem que for uma, duas,em fase de vacas magras ...Flor para mim nao é luxo ,é necessidade!bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Monica por essa bela padaria! Enfim podemos apreciar e iluminar nossa embotadas mentes com tuas palavras. Sobre a medição da vida, me ressinto hoje da vergonha imposta pela sociedade por envelhecermos. Beijos querida, Bia Montez

    ResponderExcluir
  4. Grova, Grova, tua voz é o mais lindo jardim da humanidade!
    Um beijo.
    M

    ResponderExcluir
  5. Olá Nine,
    Quem vem daquela esquina iluminada é muito bem chegado nessa padaria.
    A propósito, por onde anda a guardiã do desacato? Tomou doril?
    Valeu pela visita e pelo comentário.
    Volte sempre.
    Bjs.
    M

    ResponderExcluir
  6. Bia!
    Que bom você por aqui!
    Obrigada pelo carinho.
    Saudades.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. ".....há flores por todos os lados, há flores dentro do meu peito;... há flores, cobrindo o telhado e embaixo do meu travesseiro; ... flores, flores...; as flores de plastico não morrem...."
    bjs Monica, adorei a padaria!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa!
    Com esse teu nome de flor...tudo a ver.
    Obrigada pela visita e pelos versos.
    Façamos com que haja sempre, realmente, flores por todos os lados.
    Bjs!
    M

    ResponderExcluir
  9. Monica como te agradeço pelos sites das revistas e coisas para serem
    lidas. As vezes,
    esqueço de entrar no google e procurar por essas coisas, essa rotina
    de vida as vezes
    deixa a gente meio alienada rsrsrs
    Mais um paozinho quentinho e um biscoitinho no cha das cinco,
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  10. While my eyes go looking for flying saucers in the sky, Carol.
    Eu que agradeço nosso chá internético.
    E tricôs londrinos-cariocas!
    I can see the hyde park from here...
    xxx
    M

    ResponderExcluir
  11. Hey Monica,

    delícia de postagem!

    Eu vejo flores em você...

    Ah, e as enquetes cada dia mais saborosas e criativas. Adoro votar por aqui!

    Beijos querida,

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Ana!
    Obrigadíssima pela visita.
    Um beijo.
    M

    ResponderExcluir

Comentário