quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brasa da palavra, explosão de sons


Foto: Ana Paula Rêgo

Fui ontem ver o show de lançamento do CD e DVD das Chicas - "Em tempo de crise nasceu uma canção".

Primeiramente, a emoção de voltar ao teatro onde assisti a espetáculos inesquecíveis (de Bethânia, Elis), o hoje Oi Casa Grande, ao qual, desde sua reinauguração, ano passado, ainda não tivera oportunidade de voltar.

Foi uma viagem no tempo. Impressionante constatar que o pequeno templo das artes de antanho (ao que me lembre, originalmente, com algo em torno de 300 lugares), destruído por um incêndio em 1997, tenha se transformado no fantástico espaço de hoje. Instalações bárbaras, mais de 900 assentos, palco maravilhoso e até fosso para orquestra.

E eu ali, visualizando Bethânia em "Cena Muda", anos 70, no tablado apertadinho, a platéia espremida, muitos sentados no chão. E ela já era uma super estrela, vinda de "Rosa dos Ventos", "Drama 3º Ato"...Em perspectiva, é quase inacreditável lembrar que, naquela infraestrutura basiquíssima, o denso espetáculo de MB tivesse se mantido ao longo de...um ano! De terça a domingo! Hoje, os shows do mainstream acontecem durante um final de semana, dois, no máximo, e olhe lá.

E que prazer estar num teatro de verdade, concebido para que, de fato, se aprecie o espetáculo em si. Sem nada daquele esquema atordoante de faturamento extra (bebidas, comidas, polaróides, fora os atrasos intermináveis).

Brinco que pareço uma agente virtual da Oi, pelo que escrevo aqui sobre os empreendimentos culturais da companhia. Mas quando os poucos espaços que temos nessa área são exterminados para se tornar...vocês sabem o que...e muitos outros vivem em estado de abandono, é muito bacana ver surgir na nossa cidade lugares assim. Bonitos, amplos, limpos, com alta tecnologia, programação interessante. Gosto de comentar sobre coisas bacanas.

Segundamente, voltando às Chicas, de quem fui assessora de imprensa durante um tempo, muito bom revê-las cantando e tocando, esplendidamente, como sempre, naquele teatrão, naquele palcão...Muito bom ir dormir com um barulho desse.

A foto é de Isadora Medella, em seu arrepiante e demolidor solo com "A Terceira Margem do Rio", música de Milton Nascimento e Caetano Veloso, inspirada em conto de Guimarães Rosa. Em não tendo a versão da Isa, fiquemos com a de Caetano em http://www.youtube.com/watch?v=OV_fZiTCpb8.

2 comentários:

  1. Monica,

    Seu texto é super legal, inteligente e espirituoso. Graças a ele eu e Celi resolvemos ver This is it, e que presente!!!!!!
    Adoramos. Foi uma dica e tanto. Agora as Chicas, que vi um pedaço no programa da Maria Beltrão, pena que não sabia do lançamento do CD/DVD ......
    Enfim, tem sido muito bom poder ler seu texto e receber suas dicas.
    Obrigada e parabéns pelo Blog
    Bjs
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Que bom receber sua visita. Volte sempre.
    Obrigada pelo carinho.
    M

    ResponderExcluir

Comentário