segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

De Letras & Expressões


Como são as coisas...No início da noite de sábado, depois de assistir a "Notícias de uma guerra particular" (de João Moreira Salles e Katia Lund), lá ia eu começando a escrever sobre a situação da livraria Letras&Expressões.

Mas, ao me dar conta de que ainda não havia almoçado, resolvi interromper o projeto e fazer um picadinho. Após o jantar, já devidamente instalada na Patagônia caseira, fiquei passeando pelos canais a cabo e, de repente, pá: estava passando "O leitor". Eu havia visto esse filme no cinema no início do ano passado e ficado bastante impressionada com ele. Agora, na tv, pena que o tenha encontrado pelo meio, porque a cena da personagem de Kate Winslet envolvendo o personagem de David Kross com uma toalha no banheiro de sua casa, logo no início, é uma das mais bonitas que já vi na tela.

Enfim...o fato é que peguei o filme no momento em que ela, Hanna, no julgamento final, prefere se declarar culpada por ter assinado um documento que a incriminaria do que assumir que...não sabia ler. Sem entrar no mérito técnico-artístico-político - até porque a essência da história é mesmo outra -, a força e a delicadeza da narrativa de construção de um relacionamento em que uma pessoa ajuda a outra a ingressar no fantástico mundo da literatura não podem deixar de ser, para quem ama os livros, tocantes ao extremo.

E eu que pretendia, justamente, falar do que está acontecendo com as lojas da Letras&Expressões (Leblon e Ipanema). Há algum tempo, tendo percebido nas duas livrarias uma certa decadência, passei a concentrar minhas incursões literárias nas Travessa´s (também Leblon e Ipanema).

No final de janeiro, contudo, indo ao aniversário de uma amiga, fui antes na L&E aqui perto de ondo moro no intuito de comprar um livro de presente. E fiquei chocada. Simplesmente, não há lançamentos ou publicações tradicionais de catálogo. Olhei, olhei, e não consegui achar um único livro bacana. Tudo meio jogado, como um fim de festa. Para se ter uma ideia, só havia 1 (um) funcionário para atender toda a loja! Sabe o que comprei (só pra não chegar de mão abanando)? Um calendário com motivos gastronômicos...

Isso sem falar no fechamento recente da livraria Renovar, também em Ipanema, e da Saraiva (no Leblon), já há algum tempo.

Triste. Muito triste. Nada entendo desse mercado editorial. Portanto, me escapa à compreensão o porquê dessa situação lastimável. Inocententemente - e pollyannamente -, gostaria de acreditar num boom de vendas pela internet, que dispensaria o espaço físico das lojinhas. Mas, claro, não se trata disso. Até porque a rede Travessa segue com sucesso por aí, tendo, inclusive, aberto recentemente uma super filial na Sete de Setembro, no Centro.

Se é problema de gestão, de relacionamento entre sócios...não sei.

Um belo dia, perdemos o JB, como o grande jornal de ponta que era. Um belo dia, acordamos sem a Varig (pra não dizer que só trato das minhas sardinhas...).

Enfim...só me ocorre dizer: Viva "El Ateneo", de Buenos Aires, de nossa vizinha Argentina, que tantos problemas está vivenciando. Inclusive o de cerco à liberdade de expressão. Abramos os olhinhos, doutores.

Deixa eu ir, que minhas batatas estão literalmente assando, com alecrim, no forno. E ainda preciso grelhar os filés. Eu, hein, pensando bem, onde vão dar tantas secundárias divagações?
 

5 comentários:

  1. Realmente, é uma pena isso.
    E ficavam abertas 24 horas...
    Bjs
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. É lamentável mesmo. Já temos tão raras opções...
    Um beijo,
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Hummmm picadinho, filé com batatas assadas...podia me convidar pra jantar né?
    Beijos
    Alex

    ResponderExcluir
  4. Que notícias!...
    Um beijo
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. De fato, não dá pra entender, elas viviam cheias de gente.
    Uma pena mesmo.
    Bjs
    Luciano

    ResponderExcluir

Comentário