domingo, 20 de setembro de 2009

Rodadinha e disco voador







Sábado, uma da tarde, padaria a toda. Liga minha amiga Ana Paula. Tinha acabado de montar e, por conseguinte, também fome. Achei que o estabelecimento jornalístico merecia uma pausa refrescante, após funcionar 14 horas seguidas na sexta-feira.

Fomos ao Mok, no Leblon. Enquanto conversámos, aborrecidíssimas, em torno de uma caipirinha de morango (não vou dizer o restante da composição do drink, porque é muita coisa, quase um bufê) e crispies de lula tailandeses e chutney de manga (deliciosos), eu observava o movimento no Esch Café, ao lado. Lembrei da única vez em que estive lá, ano passado, para entrevistar a sommelier Deise Novakoski.

Naturalmente, tivemos um vinho como escolta. Escolhido pela mestra, claro. A conversa fluía, adorável papo, e eu a esperar com ansiedade o momento em que ela iria, pela primeira vez na noite, dar uma rodadinha no copo. Sim! Eu ali, ao lado da doutora, finalmente, teria a privilegiada chance de aprender o momento exato de...dar a tal rodadinha no copo pela primeira vez numa noite diante de outrem. Como iria impressionar os amigos dali por diante! E a conversa fluía, fluía...eu ali, firme, ouvindo com atenção as histórias deliciosas que a Deise contava, mas, diligente, esquadrinhando todos os movimentos da mão dela. Para minha decepção, espanto ou alegria, esse momento - da rodadinha - nunca chegou.

Logo depois da entrevista publicada, por coincidência, fui almoçar com um cliente no Eça, restaurante em que Deise trabalha. Ele contou um episódio que adorava relembrar: um jantar profissional que tivemos em SP, em que um dos integrantes fazia malabarismos incríveis com seu copo de vinho. Girava-o na superfície da mesa, cheirava-o, suspendia-o em movimentos contra a luz numa intensidade tal que eu, polidamente, tentava me esquivar para não receber respingos rubros na minha roupa. Deise, com aquela simplicidade demolidora de quem sabe tudo de seu ofício, ouviu o relato e mandou: "Ah, quando é assim, digo logo que estou de ressaca e que isso vai me deixar mais zonza ainda!"

Que coisa mais enfadonha está se tornando essa mania de rodar os copos por aí. E agora vale para qualquer substância em estado líquido, de cerveja a água mineral sem gás. Claro que Deise roda seus copinhos. Mas com tanta sutileza que ninguém percebe.

Voltemos à Ana Paula. Um foto sua foi selecionada, entre outras 15, para a exposição do Disco Voador (lembram daquele projeto promovido pela Open Art Projects aqui no Rio?) no Oi Futuro, que inaugura sexta-feira agora e vai até 25 de outubro. Vamos lá? A foto de AP é essa linda aí em cima. ttp://www.openartprojects.org/ e http://www.discovoador.art.br/

Baideuêi, resultado da enquete: o candidato vencedor foi o competente administrador público Não voto aqui, transferi meu título para Kuala Lumpur (43% dos votos), seguido pelo não menos íntegro Não sei ainda, tenho que consultar os búzios, o Manoel Carlos e as angras dos reis (26%). Ferra amarrou a lanterna (um único voto).


8 comentários:

  1. Monica,

    Você foi muito feliz em escolher esse versos para abrir seu Blog.
    Sua escrita fina, sensível e atenta irá encantar os leitores com sua arte e domínio da palavra.
    Já me encantei e fará parte de minha leitura diária!
    Alegria te conhecer neste encontro proporcionado pela palavra!

    Um abraço,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Sabe Sinelli
    Onde estavas que não estiveste sempre por aqui?
    Demais.
    Saudade e beijos

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    eu sempre levo uma camisa extra quando vou tomar vinho. Ainda não consegui acertar o movimento rotatório da taça.
    Claudio

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Como lhe agradecer? Seu jardim lindo também já está entre minhas leituras afiadas.
    Continue nos dando alimentos preciosos.
    Abs
    M

    ResponderExcluir
  5. Dudu, que sumiço hein? O nome disso é Paris?
    Obrigada, baby! Quero saber se teu vascaíno filho leu a postagem sobre impedimento.
    Bjs e muitas saudades.
    M

    ResponderExcluir
  6. Dom Claudius, mas que grande ideia!!! Como não pensei nisso antes? Vou passar a levar a do Botafogo, então, com um xale bordeaux por cima. Só espero que, em meio a tantos malabaristos, eu não tome o xale.
    Um beijo.
    M

    ResponderExcluir
  7. Essa Padaria é tudo de bom! Agora, espero ansiosa a votação. Amei. Parabéns, amiga!!!

    ResponderExcluir
  8. Oba! Esse comentário, vindo da maior cantora do Brasil, me enche de alegria e emoção.
    Saudade, Clarisse. Sua oficina está aí nas audições afinadas da padaria.
    Um beijo.
    M

    ResponderExcluir

Comentário