quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tela quente, tela fria



Abraços partidos - Assistido no Leblon 1. É bom.




Chanel avant Chanel - Assistido na Laura Alvim. Lindo, lindo...Audrey Tautou na medida, trilha sonora maravilhosa.


Julie&Julia - Assistido no Leblon 2. Boring. Um filme sobre cozinhar que não dá vontade de fazê-lo (nem de comer)...hum...alguma coisa ali está fora da ordem para o meu paladar. Logo no início, tive ânsias de sair correndo do cinema, com o modo de comer do marido de Julie. Céus, o que é aquilo? Aula de etiqueta do homem de Neanderthal? Disgusting!

De cara, também estranhei Maryl Streep, sendo a atriz que é, numa emissão vocal três tons acima, já que (em vã suposição) ponderei que ninguém fala daquela maneira. Mas, em se tratando dela - que, improvavelmente, iria errar na mão -, ao chegar em casa, me dei ao trabalho de catar na internet uma imagem com áudio da verdadeira Julia Child, para conferir se era aquilo mesmo. E era. Logo, a composição de MS é, comme d´habitude, precisa.

A questão, portanto, corre ao largo da interpretação. Longa demais (já ouvi gente dizendo que dormiu), a película tem de bom mesmo...Paris. Ainda assim, em pouquíssimas cenas. Impossível não lembrar de Festa de Babette (com Stéphane Audran) ou Chocolate (com Juliette Binoche). Mas o que esperar dos EUA abordando...gastronomia? Claro que, só para ficar nesses três filmes, a comida é fio condutor para retratar as relações humanas. Contudo, J&J, diferentemente dos outros dois, não toca, não emociona, não expõe conflitos e superações de forma convincente. Lógico que não esperava nenhum filme de arte, apenas diversão. Mas nem isso. Os personagens são muito sem pegada...Ainda bem que no começo tem um gostinho de Paris. 
Baideuêi, falando em comida, não vejo a hora de degustar a maravilhosa edição de Afrodite, Contos, Receitas e Outros Afrodisíacos, livro de Isabel Allende, que ganhei de presente. Mas, para esta cerimônia de leitura, pelo que já andei folheando, melhor passar antes numa... Deli...


6 comentários:

  1. Monica,

    compartilho com você quanto ao filme Julie&Julia, muito longo, poderia ser mais enxuto para dar mais ritmo. A biografia de Julia Child merecia de fato ser lembrada, uma referência na culinária americana e a impecável M.Streep, como sempre, ponto alto.
    Ontem assisti Los Abrazos Rotos (adoro o som dessa palavra em espanhol!) e achei adorável. Almodovar, com sua personalíssima direção consegue misturar todos os ingredientes nesse caldeirão: paixão, traição, humor, conflitos famialiares e uma fotografia de matar de linda!
    Adorei!!
    Bom poder trocar figurinha por aqui...e abraços e felicidades pelo aniversário, em tempo!!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Ana, como sempre, suas impressões tão bem vindas.
    Adoro suas visitas.
    Muito obrigada!!!
    Bjs
    M

    ResponderExcluir
  3. Adoro te ler, Moniquete!
    Podemos nos ver?
    Quando? Quando???
    Muitas saudades.
    Luciano

    ResponderExcluir
  4. "É bom" é muito bom, não, Sinelli?
    kkk...Como sempre, a síntese em pessoa...
    Espero ansioso por mais.
    Fabinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Fabinho...hum...o que vc quer mais? Filme de Almodovar é filme de Almodovar...serto?
    Beijo grande.
    M

    ResponderExcluir

Comentário