segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Una giornata particolare


A extasiantemente bela "Milonga del angel", de Piazzolla: http://www.youtube.com/watch?v=bbdakZjHTys&feature=related.

De chorar de tão bonita. Sempre me remete à subida da estrada de Friburgo em final de tarde, bem devagar, cortando as montanhas lindas, até chegar à nossa casinha, em Serra Nevada, onde reinava o blackcherry tea para enfrentar o frio. Essa foto  de cima, claro, é do Jardim Botânico. Mas, da mesma forma, me lembra a vista deslumbrante que tínhamos - com pinheiros no lugar das palmeiras.

Salvo engano, é o último álbum do mestre, em que ele escreve algo como "colocamos nossas almas nele". Isso mais que transborda nessa música melancólica, densa, tensa, emocionante, arrebatadora.

Quando este disco saiu, eu andava inebriada com ele. Logo depois, estava no aeroporto de Congonhas, esperando uma conexão para Porto Alegre. Vi um senhor que me pareceu muito familiar. Mas eu não poderia acreditar que se tratava de quem eu estava imaginando. De imediato, a presença de músicos confirmou o verdadeiro choque de realidade. Piazzolla veio caminhando em minha direção e sentou-se na cadeira colada a minha. Sabe o que fiz? Nada. Mas isso foi uma atitude imatura, própria da idade na época...Hoje...ah, hoje! Sabe o que eu faria? Nada. O que haveria a ser feito?

Tenho historinhas assim. De outra vez, estava eu sozinha num bar em Parati, esperando amigos. Eis que adentra um homão, também sozinho, no recinto. Pensei: hum...conheço esse cara. Será amigo do meu pai? Nem deu tempo de conjecturar, quando o homem emitiu aquela sonoridade completamente sedutora da língua italiana. Era Marcelo Mastroiani que, claro, estava filmando "Gabriela" na cidade. É possível pensar numa cena dessa hoje, sem um mísero paparazzo de tocaia? E ele lá. Gigante. Entrou e saiu só e ninguém nem tchuns. Me encantei com MM em "Una giornata particolare", que vi no velho e bom Pax, em frente à praça Nossa Senhora da Paz. Que filmaço! (de Ettore Scola, com Sophia Loren). Olha isso: http://www.youtube.com/watch?v=4rZrr-uEYbE.

7 comentários:

  1. Que coisa mais linda, Monica!
    Adoro quando vc conta essas historinhas de bastidores, começando pela sua entrevista com os irmãos Caruso e passando agora por esses momentos deliciosos falando de Piazzolla e Mastroiani.
    Porque você não faz isso mais vezes? É tão bom.
    Fica aí a sugestão, torcendo para que você nos traga (muito) mais momentos marcantes.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com a Adriana.
    Tão bom quanto ler suas entrevistas é saber o que esteve por trás delas.
    Abre o jogo aí, Sinelli!
    Alex

    ResponderExcluir
  3. Apoiado! Fala aí...rs...
    Bjs
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Essas coincidencias da vida...Tem uns encontros que sao unicos.
    Vc me faz relembrar pessoas e musicas nesse momento, la fui eu
    escutar Piazzola e ver o filme "Giornata Particolare" do Ettore Scola.
    Bjs e continue nos dando esses momentos maravilhosos.

    Carol

    ResponderExcluir
  5. Blackcherrytea??? Maravilhoso esse chá. Onde vc encontra isso?
    bjs
    Marilia

    ResponderExcluir
  6. Marilia, querida,
    Confesso que chá nunca foi - e continua não sendo - meu forte. Tive que adotar o fumegante líquido por força das circunstâncias. Do contrário, não conseguiria nem ler meus livrinhos, pois as letras tremulavam às temperaturas glaciais da região, mais conhecida como Agarra Nuvens.
    E esse, o Black cherry tea, era o único que eu tomava com prazer.
    Isso na época em que eram ralos os produtos importados por aqui.
    Agora, imagino que deva ser fácil encontrá-lo, embora eu mesma, vez em quando, o procure e...nada.
    Good luck!
    Beijos
    M

    ResponderExcluir
  7. Minha primeira navegação do ano não podia deixar de começar por aqui.
    Desejo um ano cheio de luz e paz.
    Com surpresas.
    Adoro você.
    Beijo

    ResponderExcluir

Comentário