sábado, 30 de janeiro de 2010

Urca


 
  
  
    

Passei boa parte da tarde de hoje lendo poesia. Trago esta, de Cecília Meireles, para acompanhar as imagens feitas na Urca.

Soneto antigo

Responder a perguntas não respondo.
Perguntas impossíveis não pergunto.
Só do que sei de mim aos outros conto:
de mim, atravessada pelo mundo.

Toda a minha experiência, o meu estudo,
sou eu mesma que, em solidão paciente,
recolho do que em mim observo e escuto
muda lição, que ninguém mais entende.

O que sou vale mais do que o meu canto.
Apenas em linguagem vou dizendo
caminhos invisíveis por onde ando.

Tudo é secreto e de remoto exemplo.
Todos ouvimos, longe, o apelo do anjo.
E todos somos pura flor de vento.


E, por falar em Urca, a música de seu morador mais ilustre, Roberto (com Erasmo), na voz de Ney Matogrosso, "A Distância":



6 comentários:

  1. Puxa, Monica, que fotos mais lindas...E o poema e a música, idem, idem.
    Beijos
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Essas fotos com a lua nascendo estão demais. Essa padaria é um espetáculo para olhos e ouvidos.

    ResponderExcluir
  3. Tudo inspiradíssimo: fotos, poesia e música. Harmonia total.
    Beijos e abraços com muita saudade do
    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Essas imagens com efeito do barquinho com a lua ao fundo são poesia pura. E a música que você escolheu é a trilha perfeita.
    Um beijo,
    Marília

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Me encanta demais esse seu jeito de lançar um olhar sobre o cotidiano sempre sob uma visão poética, particular. As coisas passam no dia a dia e na correria, a gente não percebe, não registra o que tem de tão bonito nelas. Você, trabalhando tanto como sei que trabalha, e com assuntos muito objetivos e difíceis, está sempre nos mostrando que, tenhamos a vida ou a profissão que for, temos que ter, arranjar espaço, mínimo que seja, para vislumbrar as belezas ocultas nos dias. Seja um por de sol no Arpoador, uma lua cheia na Urca, uma comida gostosa, um poema, uma música.
    Admiro muito você e vc, assim, me inspira a que eu preste mais atenção ao que estou fazendo com minhas horas.
    Me pego querendo ver os filmes que vc vê, ler os livros que vc está lendo, escutar as músicas que indica.
    E assim, ter um colorido diferente no que poderia ser só mais um dia.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Obrigadíssima pelo imenso carinho, pessoal. Vocês são muito, muito gentis.
    Bj
    M

    ResponderExcluir

Comentário