terça-feira, 2 de março de 2010

Apenas um sonho

Leblon, segunda

Revi, na TV, "Foi apenas um sonho" (Sam Mendes), a que já havia assistido no cinema no início do ano passado. Denso, forte, triste. Kate Winslet, magnífica. "É preciso coragem para viver a vida que você quer", diz sua personagem.  

Imediatamente, estabeleci uma ponte entre o filme e a coluna de Martha Medeiros no Globo domingo passado, intitulada "E se tivesse sido diferente?"

Escreve ela: "É comum pensarmos que, ao ficarmos parados no mesmo lugar, sem agir, sem mudar nada, estamos assegurando um destino tranquilo. Engessados na mesma situação, é como se estivéssemos protegidos de qualquer possível ebolição que nos inquiete. Não deixa de ser estratégia, mas falta combinar com o resto da população. As pessoas que nos cercam sempre interferirão no nosso destino. Se dermos uma guinada brusca ou permanecermos na rotina, tanto faz: o mundo se encarregará de trocar as peças de lugar nesse imenso tabuleiro chamado dia a dia".

Gosto muito da Martha. Não é fácil traduzir um pensamento evidentemente sofisticado - que, em tese requereria um nível maior de aprofundamento - numa linguagem acessível ao arco de leitores do Globo. E ela consegue isso, numa escrita fluente, bonita, reflexiva, sem que caia nas polarizações rebuscamento x simplificação da linguagem.

Mais adiante, ela conclui: "Algumas vidas até podem ser tristes, outras são desperdiçadas, mas, num sentido mais absoluto, não existe vida errada".

Dentro do clima melancólico e chuvoso, a belíssima "Canto triste" (Edu Lobo e Vinicius de Moraes), com Edu e Sergio Godinho.

7 comentários:

  1. Lembro bem de você falando: se a gente não tem coragem de mudar a nossa vida, a vida a mudará por nós.
    Beijos.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito da Martha e essa parte que vc destacou da coluna de domingo é maravilhosa.
    Bjs
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é lindo e Canto triste mais linda ainda.
    Beijo do
    Rubem

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma das canções mais belas do mundo, sem dúvida.
    Maravilhosa escolha.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a Martha e essa passagem da coluna dela que você citou, dá mesmo muito o que pensar.
    E amo, Monica, seu olhar tão incisivo e particular sobre o pensamento dos outros, seja no escrever, na música, nas artes plásticas, ou o que seja.
    Seu ponto de vista, seu observatório interior é muito muito especial.
    Sabe recortar como ninguém, colocando em destaque, coisas que até já vimos, mas que passaram e passam batidas nesse mundo de informações massificadas.
    E seus próprios textos são o melhor de tudo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Haja o que pensar! É o que você está sempre propondo.
    Um beijo,
    Fabio

    ResponderExcluir
  7. Olá Monica, que comentário gostoso sobre a forma de ver a vida, adorei!!
    Vc por acaso tem como me mandar esse texo da MM? rafacortez@yahoo.com.br
    Obrigado e continuo por aqui!!

    ResponderExcluir

Comentário